Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
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Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Desvendando as Geociências:
alfabetização científica em oficinas didáticas para o ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia
Cassiana Purcino Perez
Scientia Consultoria Científica Ltda., Rua Armando D'Almeida, 52, Butantã, São Paulo, SP
Luana Cardoso de Andrade
Scientia Consultoria Científica Ltda., Rua Armando D'Almeida, 52, Butantã, São Paulo, SP
Grupo de Pesquisa Geociências, Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho.
Morgania Ferreira Rodrigues
Scientia Consultoria Científica Ltda., Rua Armando D'Almeida, 52, Butantã, São Paulo, SP
Abstract: Geosciences are essential for understanding the physical world, but they are still not used frequently to promote Scientific Literacy (SL) Basic Education in Brazil. This study investigated the effectiveness of didactic workshops to teach Geosciences, and examined their contribution to the process of SL of Elementary school students in Porto Vellho, Rondonia,". Each of the nine workshops was applied in two 5th grade classes, using different teaching tools and addressing a specific theme of Geosciences with emphasis in Paleontology. To evaluate the effectiveness of this method, we performed knowledge tests before and after the project, comparing them in qualitative and quantitative analyses. Based on the results, we found: 1) basic comprehension of specific terms; 2) comprehension of the steps required to identify and study fossils; 3) understanding of the steps required for the fossilization process; 4) understanding of the nature of science and scientific work; 5) recognition of the importance of disseminating scientific knowledge to society. The results highlight the feasibility of beginning SL during the first years of school life, and the relevance of Geosciences as a means to engage students in scientific themes.
Resumo : As Geociências são essenciais para o entendimento do mundo físico, embora ainda sejam pouco utilizadas para promover a Alfabetização Científica (AC) no Ensino Fundamental (EF) no Brasil. Este estudo investiga a efetividade de oficinas didáticas para o ensino de Geociências, além de examinar sua contribuição no processo de AC de estudantes do EF. Cada uma das nove oficinas foi aplicada a duas turmas de 5.º ano, utilizando diferentes ferramentas pedagógicas e abordando um tema específico das Geociências, com ênfase na Paleontologia. Como forma de avaliação foram realizados testes de conhecimento antes e após o desenvolvimento do projeto, comparando-os em análises qualitativa e quantitativa. A partir dos resultados, detectou-se: 1) compreensão básica de termos específicos; 2) compreensão das etapas necessárias para a identificação e o estudo dos fósseis; 3) entendimento das etapas necessárias ao processo de fossilização; 4) compreensão da natureza da ciência e do fazer científico; 5) reconhecimento da importância da divulgação do conhecimento científico para a sociedade. Os resultados indicaram a viabilidade do início do processo de AC nos primeiros anos da vida escolar e a relevância das Geociências como forma de envolver os estudantes com temas científicos.
PALAVRAS-CHAVE - Geociências, Paleontologia, oficinas, jogos didáticos, Alfabetização Científica.
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